Você é nosso visitante número:


"Numa época de dissimulação, falar a verdade é um ato revolucionário." (George Orwell)

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Idéias para reestruturar empresa pública municipal

Idéias do SINTRAEP para reestruturação da EMDUR

Não é de hoje que o sindicato tem apresentado ao poder público municipal várias idéias que visam promover gradual, e necessária, reestruturação de nossa única empresa pública municipal.

A EMDUR (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo) foi criada através do Decreto nº. 114/84, com início de suas atividades em janeiro de 1985.

Ao longo dos anos caso a empresa tivesse dado atenção à modernização necessária hoje teríamos uma empresa pública dinâmica, sendo modelo para diversas outras cidades tanto do Paraná quanto do Brasil. Afinal são 23 anos de fundação,a empresa deveria hoje ter outra estrutura.

Entretanto, devido ao descaso das sucessivas administrações municipais não temos muito o que comemorar, a empresa carece hoje de uma reestruturação séria, com ênfase na valorização do seu quadro efetivo.

É urgente que a empresa passe por sérias mudanças, tanto administrativas quanto sociais, já que os trabalhadores são os que necessitam de maiores atenções.

Hoje as principais carências que encontramos na empresa são:

1ª- Falta de um Plano de Cargos e Salários (nunca tivemos um);

2ª- Falta de um Plano de Saúde (nunca foi oferecido pela empresa);

3ª- Os salários estão defasados (são necessários ganhos reais);

4ª- É necessária a adesão da empresa ao PAT (proporcionando assim melhorias aos trabalhadores na área nutricional);

5ª- Readequação na tabela de adicionais por cursos de qualificação profissional (nossa tabela está defasada em relação a dos servidores da Prefeitura e Câmara Municipal);

6ª- Transporte adequado dos trabalhadores aos locais de serviço;

7ª- Valorização e incentivo aos concluintes do ensino fundamental e médio (isso através de incentivos financeiros,instituídos em adicionais a serem criados);

8ª- Valorização dos trabalhadores que concluírem um terceiro grau (ensino superior,com os adicionais valendo para todos os cursos);

9ª- Vaga para um membro do sindicato no Conselho de Administração da empresa (o sindicato quer auxiliar nos rumos da empresa);

10ª- Incorporação do atual abono aos salários (proporcionando assim um aumento da massa salarial);

11ª- Instituição de um PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

O sindicato entende que as medidas sugeridas acima darão novo fôlego à empresa, com a valorização acontecendo a quem merece de fato, ou seja: os trabalhadores.

A modernização da EMDUR é uma necessidade real, ou iniciamos isso agora, mesmo que de forma gradual, ou em menos de dez anos teremos a extinção da empresa sendo defendida pelo administrador que estiver no poder. Isso porque caso a empresa não receba os incentivos necessários o sucateamento geral será inevitável,parte disso já sentimos hoje.

Temos que tomar as providências já, evitando assim que uma empresa 100% pública seja extinta num futuro próximo.

Cabe ao município, através de seu quadro técnico, formular um viável Plano de reestruturação da empresa, com o SINTRAEP sendo consultado sempre.

O sindicato é pioneiro na defesa pública da reestruturação da empresa, isso por sentirmos que a situação é grave, merecendo atenção prioritária do poder público municipal.

Fortalecer a EMDUR é necessário, vital mesmo, e nisso o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Públicas Municipais de Toledo (SINTRAEP) é parceiro, desde que esse fortalecimento passe pela urgente valorização dos trabalhadores.

Luiz Carlos dos Santos

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Públicas Municipais de Toledo (SINTRAEP)

sintraep@ibest.com.br