Você é nosso visitante número:


"Numa época de dissimulação, falar a verdade é um ato revolucionário." (George Orwell)

domingo, 23 de novembro de 2008

Ampliação necessária & melhorias na Sede

Nossa Sede Social está passando por algumas melhorias,recentemente realizamos uma pequena ampliação,para que a parte administrativa possa funcionar a contento. Na confraternização que planejamos para dezembro as melhorias já serão apresentadas aos associados. E,lógico,publicaremos no nosso espaço para conhecimento de toda comunidade. *

Eleição na CIPA dia 08 de dezembro

Eleições na CIPA da EMDUR será no dia 8 de dezembro O processo eleitoral para escolha de representante dos trabalhadores junto a CIPA ( Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ) começou na EMDUR,com o prazo de inscrição de interessados indo do dia 18 de novembro a 3 de dezembro. As inscrições devem ser feitas no escritório administrativo da empresa,em horário comercial. A eleição será realizada no dia 08 de dezembro,das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:00 horas,nos diversos setores da EMDUR ( Pedreira,Usina de Asfalto,Rodoviária,Pátio de Máquinas,Cemitérios...). A importância da CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) é um espaço significativo na luta dos trabalhadores por condições de trabalho seguras e dignas. Criada em 1944, ela é fruto da luta dos trabalhadores e hoje é regulamentada pela NR-5 ( Norma Regulamentadora ).

A Cipa é um espaço em que há representantes dos patrões e dos trabalhadores. Seu objetivo é a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Passamos grande parte de nossa vida no trabalho e, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Por isso, o espaço da Cipa deve ser valorizado e utilizado.

Para que as Cipas estejam realmente a serviço da segurança e da saúde dos trabalhadores, é fundamental participarmos ativamente delas e estarmos sempre atentos para que elas não sejam apenas, no máximo, uma bela fachada ou um mero cumprimento da lei. SINTRAEP atento na eleição da CIPA/EMDUR Para que os cipeiros possam identificar corretamente os riscos a que os trabalhadores estão expostos e ao mesmo tempo sugerir medidas de prevenção é fundamental a colaboração total da empresa,por isso o SINTRAEP ( Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Públicas Municipais de Toledo ) está atento ao proceso eleitoral da CIPA e cobrará da EMDUR a liberação dos cipeiros em horário de expediente para visitas aos locais de serviços,fazendo assim com que a comissão funcione de fato. Nas negociações do acordo coletivo 2008/2009 o sindicato conseguiu acrescentar diversos dispositivos que regulamentam as questões envolvendo a CIPA,coisa que não existia em nenhum acordo anteriormente celebrado. Já no acordo 2009/2010 a intenção é melhorar alguns pontos ainda não regulamentados em relação a CIPA,como o caso da obrigatoriedade da empresa liberar os cipeiros em datas pré-estabelecidas para visitas aos setores de trabalho.