Você é nosso visitante número:


"Numa época de dissimulação, falar a verdade é um ato revolucionário." (George Orwell)

domingo, 24 de outubro de 2010

Balanço patrimonial 2009 da EMDUR

Quando afirmamos que o departamento jurídico da EMDUR tem um comportamento jurássico,ainda tem uns doloridos (poucos,claro) que stressam-se.
Mas,aqui apresentamos mais um caso clássico de desarmonia do jurídico da empresa com a moderna sociedade em que vivemos.
A Empresa de  Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (EMDUR) é uma empresa de capital 100% público,ou seja,pertence 100% ao povo de Toledo (Paraná).
Logo,seguindo a lógica imbatível de transparência nos atos públicos,a empresa deveria disponibilizar aos interessados o acesso a documentos que versem sobre a administração do patrimônio público.
É o correto.
Ocorre que em 1º/09/2010 o SINTRAEP protocolou pedido de cópia do balanço financeiro da empresa referente ao ano de 2009.(Protocolo nº 83)

1º pedido de cópia do balanço financeiro
Qual a resposta da EMDUR?
Enviou o Ofício nº 61/2010 no dia 08/09/2010,informando que  o balanço financeiro havia sido publicado na edição do JORNAL DO OESTE do dia 28/04/2010.
E nada de enviar em anexo a cópia do balanço solicitado.
Ou seja,o jurídico arranjou um meio de enrolar e não fornecer o acesso ao documento.

Resposta negativa da EMDUR
Obviamente não aceitamos o comportamento extremamente arcaico da resposta,e reforçamos o pedido de cópia do documento.
No dia 22/09/2010 realizamos o registro do protocolo nº 106,questionando o porque de esconder-se informações que deveríam ter caráter público.

Repúdio ao ato jurássico

E ,finalmente,através do Ofício nº 73/2010,de 18/10/2010,a EMDUR recuperou parte de sua sanidade administrativa ao fornecer o acesso às informações solicitadas inicialmente em 1º/09/2010.

Parte da sanidade administrativa retornou à EMDUR
Já tivemos problemas anteriores com o jurídico da empresa,a exemplo da farsa administrativa intitulada "Sindicância 01/2008",sendo que a negativa inicial de acesso ao balanço financeiro da empresa é apenas mais um fato a somar-se aos vários tropeços do responsável.
Mas,enfim,nada dura eternamente.
A tendência é de evolução na empresa pública,apesar dos 25 anos de atraso administrativo,e na evolução administrativa não há espaço para comportamentos herméticos.

Café colonial do SINDSERTOO

A diretoria do SINTRAEP recebeu,e agradece,convite para participar do café colonial promovido pelo SINDSERTOO.
Será realizado no dia 30/10,no ginásio de esportes do INCOMAR.
É um evento já tradicional na cidade,em comemoração ao dia do servidor (28/10).
Provavelmente o tesoureiro do sindicato ( André Renato ) e os membros do Conselho Fiscal,Geraldo Reis e Mizael dos Santos,marcarão presença no evento.