Você é nosso visitante número:


"Numa época de dissimulação, falar a verdade é um ato revolucionário." (George Orwell)

domingo, 1 de maio de 2011

1º de maio : Acorda EMDUR !


No 1º de maio (Dia dos trabalhadores) lançamos o apelo : ACORDA EMDUR !
São inúmeros os problemas estruturais apontados pelo sindicato,está faltando ação,dinamismo,por parte da direção da empresa pública na solução dos mesmos.
Vejamos alguns problemas apontados:

a) Falta de assistência à saúde;
b) Inexistência de uma SIPAT;
c) Necessidade de redução da jornada de trabalho do setor operacional;
d) Incorporação do abono salarial;
e) Garantia em acordo de que a empresa seguirá calendário oficial de feriados e pontos facultativos do município;
f) Política de valorização salarial;
g) Transparência nos atos administrativos;
h) Investimentos nos setores de trabalho; (ex:Usina de Asfalto,Cemitérios...etc)

São apenas alguns exemplos,muitos outros podem ser citados.
Um cronograma mínimo precisa existir,um mínimo de planejamento.
Sabemos,por exemplo,que tem máquina que trabalha sem gabine de isolamento,expondo assim os trabalhadores aos mais diversos riscos à saúde.
Não dá pra dizer que a direção da empresa não sabe,o sindicato constantemente aponta os erros e oferece soluções.
É apenas tomar coragem e agir.
Investir no maior patrimônio da empresa é preciso.
Qual o maior patrimônio da EMDUR ?
Simples : seus TRABALHADORES.
ACORDA EMDUR !!!
¨

O 1º de maio na EMDUR

A História do 1º de maio

Até o início da Era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país.
Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.
Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. 
A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador.  
Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. 
Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. 
Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical: tradicionalmente a Força Sindical (uma organização que congrega sindicatos de diversas áreas, ligada a partidos como o PDT) realiza grandes shows com nomes da música popular e sorteios de casa própria.
Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. 
Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886.
Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano.
No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.



SINTRAEP vai confraternizar no dia 07

Trabalhadores da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (EMDUR) irão reunir-se para um momento de confraternização no dia 07.
A direção do sindicato entendeu que não haveria motivos para realizar a confraternização no dia 1º,visto que não há muito o que comemorar.
A empresa,criada em 1985,não oferece assistência à saúde,não investe em melhorias necessárias nos mais diferentes setores de trabalho,persegue sindicalistas (vide processo fraudulento movido contra presidente do SINTRAEP),nunca realizou uma SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes),exerce prática anti-sindical (ao não liberar um trabalhador para exclusiva dedicação às atividades sindicais)...entre outras atitudes reprováveis.


Confraternização divulgada em Mural